13 julho 2011

Porque vocalizamos mantras no Kundalini Yoga

Repetir mantras, quer seja em silêncio ou vocalizados, é um método consciente de controlar e dirigir a mente. É chamado “o yoga da mente”.

Felicidade, tristeza, alegria são frequências vibratórias da mente que estamos a criar com cada palavra que dizemos, com cada pensamento que temos. Quando vocalizamos um mantra escolhemos invocar o poder positivo contido em cada um das suas sílabas.

 Seja para prosperidade, paz interior, para aumentar a intuição, ao vocalizarmos os mantras sintonizarmo-nos com uma vibração elevada que irá ter efeitos positivos quer percebamos o sentido e o conteúdo do som, quer não.

Os mantras funcionam porque temos 84 ponto e outros tantos na língua. Estes pontos funcionam como um teclado dum pc, em que o pc é o hipotálamo. Este recebe esses impulsos através da repetição dos padrões de som que enviam ordens para que sejam regulados os mensageiros químicos que chegam a todas as partes vitais do cérebro e do corpo.

 O hipotálamo está ligado à pituitária, a glândula mestre do nosso corpo. O hipotálamo regula funções vitais como a fome, a sede, a temperatura do corpo e os ritmos do sono, os estados de humor.
Os padrões específicos dos mantras estimulam o hipotálamo a equilibrar a química cerebral que por sua vez regula o funcionamento do sistema endócrino e o metabolismo e contribuem para uma mente neutra e equilibrada bem como um sistema imunitário mais forte.

 Através da repetição de mantras conseguimos alterar os estados de humor, ultrapassar a depressão, aumentar a capacidade de raciocínio, a sensibilidade à intuição e a compaixão.

Sem comentários: