23 maio 2007

Cozer vegetais pode eliminar propriedades que previnem cancro

Cientistas da Universidade de Warwick, em Nova Iorque, descobriram que cozer vegetais como a couve, os brócolos, a couve-de-bruxelas ou a couve-flor, deteriora as propriedades destas hortaliças que podem prevenir o cancro.

Estudos realizados anteriormente, confirmaram que o consumo deste tipo de vegetais diminui o risco de cancro, devido a substâncias conhecidas como glicosinolatos que, por sua vez, dão origem aos isotiocianatos, capazes de prevenir a doença.

Os investigadores, Paul Thornalley e Lijiang Song, cozinharam hortaliças e estudaram os efeitos provocados nos glicosinolatos dos vegetais quando fritos, cozinhados em fervura, vapor ou micro-ondas.

A perda total do conteúdo dos glicosinolatos após fervura durante 30 minutos foi de 65% nas couves, 77% nos brócolos, 58% na couve-de-bruxelas e de 75% na couve-flor.

Os efeitos dos restantes métodos culinários investigados, cozinha a vapor durante 20 minutos, no micro-ondas durante três minutos e fritas durante cinco minutos, não resultaram numa grande perda do total do conteúdo de glicosinolatos analisados.

A conservação doméstica de vegetais à temperatura ambiente e no frigorífico também não revelaram diferenças significativas no conteúdo de glicosinolatos, após sete dias de conservação.

No entanto, os investigadores descobriram que a conservação de vegetais frescos a temperaturas muito baixas, como 85ºC negativos – comparativamente à temperatura de conservação no frigorífico, que é de 4 a 8ºC – pode causar uma perda significativa de mais de 33% de glicosinolatos devido ao processo de descongelação.

Os investigadores descobriram que a preparação das hortaliças causou apenas pequenas reduções nos glicosinolatos, excepto quando são cortadas em tiras finas, o que mostrou um declínio de mais de 75% dos níveis de glicosinolatos ,seis horas após terem sido cortadas.

Estes investigadores concluíram que, para conseguirmos tirar o máximo de benefício do consumo de vegetais não os podemos ferver, mas sim cozinhá-los a vapor ou no micro-ondas.

Tenha uma vida Saudavel.

Magda Roma
(nutricionista)

Obrigada pelo artigo Katia ;-)

Sem comentários: