03 setembro 2005

Workshops 9, 10 e 11 de Setembro

Olá!
Tal como vos prometi aqui está o programa para o fim de semana de 9 a 11 de Setembro.Cada um dos dias são actividades independentes mas duma certa forma complementares.
Vemo-nos lá! :-)

9 de Setembro 2005Workshop "O corpo: Ama-o ou despreza-o"Trabalhe a sua auto-estimacom Joaquim Parra Marujo* e Cristina Viana**

Horário: das 20:30 às 23:00

Local: O Jardim de Lótus

Trazer: roupa confortável que permita movimentos amplos,
Sapatos de desporto (não os traga calçados da rua)
Saco cama/cobertor
10 de Setembro 2005 (sábado)Workshop "Constelações Familiares"***
com Joaquim Parra Marujo*
Horário
10:00 às 17:30 Constelações Familiares
(c/ intervalo para almoço)
17:45 às 18:45 Prática de yoga (opcional)

Local: O Jardim de Lótus


Estudantes/reformados (não trabalhadores): 20€
Condição especial "Traz um amigo": 20€ p/ pessoa



11 de Setembro 2005 (Domingo)Workshop "Descubra o herói que existe em si"
Canyoning, antropoanálise terapêutica e meditação
com Joaquim Parra Marujo* e Cristina Viana**

Horário: Das 9:30 às 18:00
(Possibilidade de pernoitar em Mochuce na noite do dia 10.)

Local: Rio Teixeira, em S. Pedro do sul.

Trazer: Fato de Banho/biquini, camisola de Lycra, ténis que não escorreguem na água e na rocha, comida leve e rápida (para comer no campo), Água (min. 1,5l), toalha de banho, muda de roupa e calçado.

Inclui canyoning (c/ seguro incluído), antropoanálise terapêutica, yoga e meditação
(Reserva necessária – vagas limitadas)

Contactos p/ inscrições e informaçõesOrganização: Animus - Observatório de noologia e psicologia transpessoal
Apoio: O Jardim de Lótus - Oficina de auto-conhecimento

*Joaquim Parra Marujo: socioterapeuta Transpessoal, doutor em Antropologia Social e Cultural, mestre especialista universitário em Clínica em Saúde Mental, mestre em Espaço Lusófono: Cultura, Economia e Política, pós-graduação em Saúde Mental Comunitária; formação em Terapia Sistémica de Constelações
**Cristina Viana : instrutora de Yoga


***
O que são Constelações Familiares ?
As Constelações Familiares são uma inovadora abordagem psicoterapeuta que surgiu nos anos 80, através de Bert Hellinger, denominada "Ordens do Amor".
A constelação familiar tem dois movimentos: num primeiro, o caminho exploratório e no segundo, o fenomenológico do conhecimento que exige do psicoterapeuta um esvaziamento de ideias pré-existentes, como de sentimentos, da vontade ou do julgamento.
A Constelação familiar, como método, procura trazer à luz a dinâmica dos emaranhamentos psíquicos da vinculação, do trauma e das feridas emocionais dos sentimentos de pertença nos sistemas familiares (plurigeracional).
A constelação familiar baseia-se em sentir a energia dos estados de alma (a consciência), o vínculo da alma, que é estrutura básica transgeracional da convivência humana sentida e vivida por cada elemento que é escolhido para representar um familiar.
O psicoterapeuta, como facilitador, não interfere no movimento da(s) alma(s), apenas facilita e deixa fluir esse movimento reparador e cicatrizante e, depois, acompanha a pessoa e a sua família, através de um caminho muitas vezes doloroso, de confrontação com as suas longas sombras de dramas passados.
Nas constelações familiares observamos em cada ser humano um corpo, um espírito (a energia) e uma alma (a consciência).
A "alma" é um conceito fundamental na história sociocultural e filosófica do pensamento humano; especifica a consciência que o ser humano tem de si, da família, do grupo, da comunidade, da sociedade, do mundo e daquilo que lhe resta depois da sua morte biológica.
É a alma que cria o sentimento de pertença, de trauma e do processo de vinculação. Ela transporta processos de culpa e inocência, do bem e do mal, do certo e do errado, do pessoal, grupal e sobre-individual.
Como os vínculos de amor e os traumas (as feridas) não se "dissolvem no ar" automaticamente pela morte, perpetuamos a nossa "alma", na "alma" do grupo a que pertencemos.
É ao vivenciar o seu drama actual e do passado numa constelação familiar que a pessoa compreende que a sua "alma confusa" necessita de clarificação, reposta através da "lei no amor" nas gerações passadas.

Sem comentários: