21 junho 2005

O dia mais longo

Hoje às 6:36, da manhã, deu-se o Solstício de Verão. O momento quando a Terra, na sua órbita elíptica em volta do Sol, atinge o ponto mais distante do astro rei. Do nosso ponto de vista, habitantes da Terra, o Sol atinge o seu ponto mais a Norte, o Trópico de Câncer. E como habitantes do hemisfério Norte, este é o momento que marca o início do Verão, e o dia mais longo do calendário. No hemisfério Sul, este é o Solstício de Inverno e o dia mais curto do calendário.

O Solstício de Verão é o dia mais longo do ano, não que tenha mais de 24h, como todos os outros, mas no sentido em que o tempo que vai desde o nascer do sol ao pôr do sol é o máximo do ano. Sim, porque com a mudança de hora da primavera e com a mudança de hora no Outono, há um dia que tem 23 horas e outro com 25 horas, respectivamente, mas estes dias têm menos horas de sol que o do Solstício de Verão.

Solstício tem origem nas palavras do latim Sol, cujo significado é óbvio, e Sistere, que significa parar. Isto porque nos dias anteriores ao Solstício, ao meio-dia, o Sol atinge sempre alturas cada vez maiores, até que neste dia a diferença de altura atingida pelo Sol, em relação ao dia anterior, é imperceptível, parecendo que parou de subir. A partir deste momento a altura do Sol, ao meio-dia, começa a diminuir, assim como a duração do período de luz do dia.

Este dia tem sido celebrado desde os tempos mais remotos, sob diversas formas e em quase todas as religiões, na maioria das vezes ligado à origem dos tempos, a altura do ano em que a vida recomeçava, quando acabava o frio e começava o calor. Até na religião cristã, que de modo a incluir os costumes pagãos dos povos que a adoptavam como religião, transformou essas festas da celebração do começo da vida, numa festa Cristã. Assim, na proximidade deste dia celebra-se a festa do S. João (Baptista) que, como todos sabemos, está ligado com o ritual de iniciação da religião cristã e portanto com o início da vida.

Este ano, e a menos de 24 horas dá-se outro fenómeno, também celebrado como um início. Esta próxima noite por volta das 4:16 a lua estará cheia.

Por isso aproveitem para mudar algo na vossa vida e recomeçá-la de uma forma diferente. Celebrando-a!

1 comentário:

Cris, a jardineira disse...

Que belo apontamento!
Li-o no teu blog e ia pedir para o pores aqui tambem, e afinal já cá estava e eu nem tinha visto!

:-)

Que este novo ano seja cheio de realizações, para todos nós!