03 junho 2005

Meditação das "adicções" ;-)

Olá “flores” queridas.

Esta semana propôs uma meditação para ajudar a vencer dependências/vícios/hábitos.
A explicação completa da meditação pode ser encontrada em
http://www.yogaflow.org/meditaciones-yoga/meditacion-romper-adicciones.html

Foi também proposto que praticássemos essa mesma meditação por 40 dias, cada um no aconchego do seu lar, e na altura que lhe for mais propício.
O mais importante é praticar, com regularidade.

Houve um grupo de pessoas q aderiu, que somos, eu, a Vânia, a Maria, a Mariza e há um grupo de indecisos ainda. ;-)
Acho importante saber da existência uns dos outros para sentirmos ainda mais a força do grupo.

40 dias, porque é este o tempo necessário, segundo o kundalini yoga, para conseguir transformar um padrão ou hábito. Se falharem um dia deverão começar a contar do zero no dia a seguir, se o objectivo for quebrar esse padrão.


Neste caso, como é a primeira vez para muitos, sejam meigos, e aceitem quando algum dia falharem, e continuem no seguinte.

O tempo que recomendo é de 11 minutos, sendo o mínimo de 3. Mas devem sempre respeitar os vossos limites, e conhece-los.

11 minutos é o tempo necessário para conseguirmos que a meditação tenha efeitos a nível do sistema glandular, que é o sistema responsável pelas nossas emoções, e quando bem equilibrado “oferece-nos” sensações de bem-estar.

3 minutos é o tempo necessário para que todas as nossas células recebam a mesma informação, quer ao nível da vibração do mantra, da intenção do exercício, do ajuste químico produzido pela respiração, etc. (trad. livre do livro Open your heart with kundalini yoga by Siri Data, que recomendo)

A melhor forma de irmos trocando experiências penso que será através do próprio blog, informando-nos entretanto quando resolverem aderir ao grupo que começou esta semana, e trocando pequenas experiências desta jornada de auto conhecimento.

É recomendado tambem manter um registo diário simples, pessoal ou partilhado, é uma boa forma de evoluir.

O desafio está lançado!

Boas práticas!

Sat Nam

1 comentário:

Vânia Carlos disse...

Cris
Tenho adorado este esquema de aulas! Percebe-se bem as várias etapas e as meditações têm sido muito interessantes....o que nos motiva mais para as explorarmos sozinhos e partilhar as experiências no início das aulas!!! Acho mesmo que se tem criado um espírito muito fixe neste jardim!!!
Namaste,
Vânia.